quinta-feira, 25 de julho de 2013

Os cuidados na hora da alimentação

Você já ouviu falar em doenças veiculadas por alimentos (DVAs)? Elas são doenças provocadas pelo consumo de alimentos que contenham micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas  prejudiciais à saúde. Os sintomas mais comuns de DVA provocam cansaço, dor de cabeça, vômito, diarreia e cãibra. Por isto, alguns cuidados na hora de se alimentar devem ser redobrados.
Como evitar
1- Observe, sempre, as características próprias de cada alimento, atentando-se a cor, sabor, consistência, sabor, temperatura e volume. Se estiver na dúvida quanto a alguns destes aspectos, não o consuma.
2- Fique atento às normas de higiene se você comer fora de casa, observando o aspecto dos utensílios, dos
alimentos e do vendedor.
3- Frutas e vegetais de cores variadas são fundamentais. Além de serem fontes ricas de todas as vitaminas, possuem minerais e fibras solúveis e insolúveis para o seu organismo.
4- Evite longos períodos em jejum, fracionando a quantidade de alimentos em quatro ou seis refeições durante o dia.
5- Consuma alimentos “de época”, que são mais nutritivos e baratos.

6- Beba muita água (filtrada), principalmente entre as refeições.

7- Evite consumir diariamente alimentos enlatados, embutidos ou industrializados.

8- Cuidado com o sal e o  açúcar refinado. É sempre bom reduzir ao máximo o seu consumo.

9- Dietas milagrosas podem ocasionar o ganho de peso após com a mesma rapidez com que aconteceu a perda. Coma com moderação de todos os tipos de alimentos.

10- Procure saber detalhes sobre a composição do alimento através do rótulo ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do fabricante. Seja curioso.

11- Sinta prazer enquanto preparar sua refeição. Lave, higienize, misture os ingredientes aproveitando toda a sua totalidade. Assim, o resultado será o mais positivo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário